Pular para o conteúdo
Início » Peta caseira: um biscoito de polvilho assado bem crocante feito sem leite

Peta caseira: um biscoito de polvilho assado bem crocante feito sem leite

  • por

Que tal aprender a preparar a deliciosa peta caseira, também chamada de biscoito de polvilho assado? Essa receita é uma ótima opção para quem busca um petisco delicioso e tradicional na culinária brasileira, com uma textura crocante, que vai encantar a todos na hora do lanche! Confira a receita do Canal Adilson Figueira e faça a magnífica peta caseira, que será um sucesso!

Como fazer peta caseira

Para a peta caseira, colocaremos a água para esquentar e adicionaremos o polvilho azedo numa vasilha e o sal, misturando com as mãos. Acrescentamos o óleo e misturarmos com uma colher. Adicionaremos devagar a água fervente sobre o polvilho, mexendo com uma colher. Juntaremos os ovos e tornaremos a misturar. Colocaremos 100ml de água filtrada, vamos mexer e amassar com as mãos, até dar o ponto, conferindo o passo a passo. Passaremos a massa para um saco de confeitar e numa assadeira untada com óleo, modelaremos os biscoitos. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e deguste sua incrível peta caseira, que vai arrasar!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Ingredientes da receita de peta caseira

200ml de água fervente + cerca de 150ml de água filtrada para dar o ponto da massa1 pacote de polvilho azedo ou doce (500g)1 e ½ colher (café) de sal (aproximadamente)2 ovos inteiros100ml de óleo

Modo de preparo

Leve a água ao fogo para aquecer e enquanto isso, adicione o polvilho azedo numa tigela, acrescente o sal, mexa com as mãos e junte o óleo, misturando bem com uma colher.Vá colocando aos poucos a água fervente por cima da mistura de polvilho e misturando com uma colher. Ponha também os ovos e torne a misturar.Na sequência, acrescente 100ml de água filtrada, misture e amasse com as mãos, até obter uma massa molinha e lisa. Se sua massa ainda estiver um pouco ressecada, pingue um pouco mais de água, aos poucos mexendo. O ponto correto é quando você pega um pouco de massa com a colher e ao soltar, ela escorre facilmente, caindo de volta para a tigela.Se acontecer de sua massa ficar muito líquida, junte um pouco mais de polvilho. Já se ocorrer o contrário e sua massa ficar muito dura, acrescente um pouquinho mais de água.Transfira a massa para um saco de confeiteiro ou, se não tiver, use outro saquinho limpo, cortando uma das pontinhas.Pegue uma assadeira grande retangular ou um refratário, unte com óleo e despeje a massa do saco de confeitar, deixando seus biscoitos no formato desejado, podendo fazer palitos ou bolinhas.Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C, por cerca de 20-25 minutos, ou até estarem douradinhos por cima.Retire, sirva e se delicie com sua sensacional peta caseira!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Torresmo na panela de pressão: crocante sequinho e não espirra gordura na sua cozinha

Com apenas 1 caixinha de creme eu fiz essa gelatina cremosa para a sobremesa de toda a família

Almoço em 25 minutos para quem tem pressa mas não abre mão do sabor

Pavê simples de leite ninho com textura tão leve que desmancha na boca

Receita com calabresa deliciosa e perfeita para servir no lanche ou jantar

Cocada mineira sem leite condensado e com leite ninho feita em apenas 15 minutinhos

Cuca recheada de padaria que desmancha na boca perfeita para servir com chá ou café

Sobremesa engana visita feita com apenas 2 ingredientes que você tem no armário

Ragú de linguiça com espaguete econômico e delicioso para a refeição do dia a dia

Bolo simples para o lanche aquela receita infalível da vovó para fazer na sua casa

O post Peta caseira: um biscoito de polvilho assado bem crocante feito sem leite apareceu primeiro em .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEITA DE HOJE:

X