Ingredientes:
500g de feijão
1,5 litro de água (para o molho) + 2,5 litro (para o cozimento)
ervas frescas como: tomilho, manjerona e orégano (a gosto)
2-3 folhas de louro
3-4 colheres (sopa) de banha de porco, azeite ou óleo
100g de bacon picado
2 dentes grandes de alho picadinho
2 colheres (sopa) de orégano
1 colher(café) de tomilho seco
1 cebola pequena bem picadinha
1 colher (sopa) de sal
Modo de preparo:
Separe os grãos de feijão em uma superfície lisa, jogando fora os que estiverem
estragados, ruins ou com pedacinhos de pedra misturados.
Lave-os e transfira para um recipiente grande de vidro, acrescentando 1,5 litro de água, deixando de molho durante 12 horas, preferencialmente na geladeira.
Escorra a água do feijão sem ficar lavando e adicione numa panela de pressão, juntando cerca de 2 litros e meio de água e temperos, como: tomilho, manjerona e orégano (aqui é opcional, você pode usar todos ou um) e folhas de louro.
Feche a panela com a tampa e coloque em fogo alto, diminuindo para o mínimo assim que pegar pressão e marcando 25 minutos.
Desligue o fogo e aguarde a pressão sair naturalmente. Após isso, retire os raminhos de ervas e as folhas de louro.
Nesse meio tempo, prepare o tempero, levando uma frigideira ao fogo com a banha, azeite ou óleo, junte o bacon picado e frite até ficar macio e soltar gordura.
Acrescente o orégano, o alho e deixe dourar levemente. Adicione também a cebola e o tomilho e refogue bem em fogo baixo por cerca de 8 minutos, mexendo às vezes, com uma colher de pau, até a cebola ficar bem douradinha e liberar o sabor.
Junte 2-3 conchas de feijão ao refogado de temperos e amasse bem com as costas da concha ou com a colher utilizada para mexer.
Transfira esse refogado para a panela do feijão, mexa bem e volte a panela ao fogo, para ferver e engrossar. Vale lembrar que no dia seguinte e depois ele estará mais grossinho do que no primeiro dia, quando for esquentar.
Coloque o sal, misture bem e agora você já pode servir e saborear seu sensacional feijão!
Se desejar congelar, faça isso após cozinhar o feijão. Quando sair naturalmente a pressão, retire os raminhos de ervas, passe para potinhos com tampa e congele, sem temperar com o refogado. Ao descongelar, faça o refogado e adicione!
Agora que você aprendeu como cozinhar feijão, faça e aproveite essa delícia!
O post Aprenda o segredo para cozinhar feijão sem errar do jeitinho que a mamãe fazia apareceu primeiro em .